REGRAS PARA PROPOSTAS DE MINICURSO 15/11 (manhã) e 16/11 (manhã)



- A carga horária máxima permitida para os minicursos durante o 22° ENAST será de até 4 h/a.

Para minicursos com carga horária entre 3 e 4 horas a atividade será dividida em 2 dias (15/11 e 16/11), pela manhã, com duração de 90 e 120 minutos cada dia, respectivamente. Minicursos com duração de até 2 horas serão iniciados e concluídas no mesmo dia (15/11), pela manhã.


- ATENÇÃO: Em casos de adequação à dinâmica do evento a organização reserva-se no direito de alterar o dia e o turno dos minicursos, avisando previamente ao selecionado sobre a(s) mudança(s).


- O número de vagas para a atividade aprovada será de 30 (trinta) participantes.


- Os recursos de multimídia (computador, projetor e telão) serão providenciados pela organização do 22° ENAST. Todavia, é obrigatório ao proponente avisar que precisará desses equipamentos, mencionando-os como material necessário quando descrever seu trabalho completo no ato de submissão.


- Se for necessário o uso de recursos multimídia, o proponente deve providenciar seus arquivos em formato compatível com softwares exibidores de slides ou imagens. Recomendamos um back up de seu material num dispositivo pendrive E TAMBÉM armazená-lo em nuvem para download a fim de evitar imprevistos.


Somente pessoas com a inscrição ao 22° ENAST efetivada poderão submeter propostas.


A proposta de minicurso deverá ser submetida até 30/9/2019 (30 de setembro de 2019) através do Painel do Participante contida na página oficial do 22° ENAST (https://22enast.org/), conforme os passos abaixo:


- Acessar a página do 22° Encontro Nacional de Astronomia (https://22enast.org/);

- Ir em MINHA INSCRIÇÃO;

- Inserir seu e-mail de cadastro e sua senha para acessar o PAINEL DO PARTICIPANTE;

- No lado direito acessar ENVIE SEU TRABALHO CIENTÍFICO;

- No lado esquerdo acessar “+ Submeter novo trabalho’;

- No campo “Eixo Temático”, classificar seu trabalho conforme o eixo temático: Ensino e Divulgação, Instrumentação Astronômica OU Pesquisa e Observação;

- No campo “Título do trabalho” preencher com o nome que deverá ser apresentado no 22° ENAST em caso se aprovação pela Comissão Avaliadora;

- No campo “Coautores do trabalho” mencioná-los casa haja;

- No campo “Palavras-chave”, adicione palavras que estejam vinculadas diretamente ao tema proposto;

- No campo “Tipo do Trabalho” coloque a opção “Proposta de Minicurso”;

- No campo “Trabalho completo”, ao clicar no quadro abrirá uma janela para que o proponente envie o arquivo com a descrição completa de sua proposta. Esse arquivo deverá ser em formato Word (extensão .docx) contendo todos os tópicos que serão abordados na atividade, sua metodologia e materiais necessários para aplicação da atividade;

- No campo “Resumo do trabalho” faça uma breve descrição do trabalho proposto;

- Feitos todos os passos acima, apertar em “Submeter Trabalho”;

- Aguarde análise e acompanhe o resultado final na coluna “Situação”, visualizado na relação de trabalhos submetidos pelo proponente.


Os minicursos devem ser realizados rigorosamente conforme proposta aprovada pela Comissão Avaliadora. Em caso de flagrantes de atividades apresentadas com conteúdo diferente do que foi proposto, a organização do 22o ENAST reserva-se no direito de não reconhecer os certificados de participação de seus executores. O mesmo serve para uso político-partidário e apologia a pseudociências, teorias conspiratórias e episódios similares durante a atividade.


O inscrito poderá submeter quantas propostas de minicurso quiser mas apenas 1 (uma) será aprovada e inserida na programação de atividades do 22o ENAST.


Dúvidas sobre a atividade poderão ser encaminhadas para o e-mail [email protected]