REGRAS PARA APRESENTAÇÕES/COMUNICAÇÕES ORAIS 15/11 (tarde) e 16/11 (tarde)



- As apresentações/comunicações orais devem ter a duração máxima de 20 (vinte) minutos, com 5 minutos dedicados a perguntas do público e outros 5 minutos de preparação do material. Com isso o tempo efetivo de cada apresentação será de 30 (trinta) minutos, no máximo.


- As apresentações/comunicações orais ocorrerão em diversas salas de forma simultânea dentro do turno do evento, com cronograma separado conforme os eixos temáticos: Ensino e Divulgação, Instrumentação Astronômica e Pesquisa e Observação;


- ATENÇÃO: Em casos de adequação à dinâmica do evento a organização reserva-se no direito de alterar o turno e a hora das apresentações/comunicações orais, avisando previamente ao selecionado sobre a(s) mudança(s).


- O número de vagas para a atividade aprovada será de acordo com o espaço disponibilizado pela organização do 22° ENAST.


- Os recursos de multimídia (computador, projetor e telão) serão providenciados pela organização do 22° ENAST. Todavia, é obrigatório ao proponente avisar que precisará desses equipamentos, mencionando-os como material necessário quando descrever seu trabalho completo no ato de submissão.


- Se for necessário o uso de recursos multimídia, o proponente deve providenciar seus arquivos em formato compatível com softwares exibidores de slides ou imagens. Recomendamos um back up de seu material num dispositivo pendrive E TAMBÉM armazená-lo em nuvem para download a fim de evitar imprevistos.


Somente pessoas com a inscrição ao 22° ENAST efetivada poderão submeter propostas.


As propostas de apresentação/comunicação oral deverão ser submetidas até 30/9/2019 (30 de setembro de 2019) através do Painel do Participante contida na página oficial do 22° ENAST (https://22enast.org/), conforme os passos abaixo:


- Acessar a página do 22° Encontro Nacional de Astronomia (https://22enast.org/);

- Ir em MINHA INSCRIÇÃO;

- Inserir seu e-mail de cadastro e sua senha para acessar o PAINEL DO PARTICIPANTE;

- No lado direito acessar ENVIE SEU TRABALHO CIENTÍFICO;

- No lado esquerdo acessar “+ Submeter novo trabalho’;

- No campo “Eixo Temático”, classificar seu trabalho conforme o eixo temático: Ensino e Divulgação, Instrumentação Astronômica OU Pesquisa e Observação;

- No campo “Título do trabalho” preencher com o nome que deverá ser apresentado no 22° ENAST em caso se aprovação pela Comissão Avaliadora;

- No campo “Coautores do trabalho” mencioná-los casa haja;

- No campo “Palavras-chave”, adicione palavras que estejam vinculadas diretamente ao tema proposto;

- No campo “Tipo do Trabalho” coloque a opção “Apresentação Oral”;

- No campo “Trabalho completo”, ao clicar no quadro abrirá uma janela para que o proponente envie o arquivo com a descrição completa de sua proposta. Esse arquivo deverá ser em formato Word (extensão .docx) contendo todos os tópicos que serão abordados na atividade, sua metodologia e materiais necessários para aplicação da atividade;

- No campo “Resumo do trabalho” faça uma breve descrição do trabalho proposto;

- Feitos todos os passos acima, apertar em “Submeter Trabalho”;

- Aguarde análise e acompanhe o resultado final na coluna “Situação”, visualizado na relação de trabalhos submetidos pelo proponente.


As apresentações/comunicações orais devem ser realizadas rigorosamente conforme proposta aprovada pela Comissão Avaliadora. Em caso de flagrantes de atividades apresentadas com conteúdo diferente do que foi proposto, a organização do 22o ENAST reserva-se no direito de não reconhecer os certificados de participação de seus executores. O mesmo serve para uso político-partidário e apologia a pseudociências, teorias conspiratórias e episódios similares durante a atividade.


O inscrito poderá submeter quantas propostas de apresentação/comunicação oral quiser.


Dúvidas sobre a atividade poderão ser encaminhadas para o e-mail [email protected]